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10 dicas para melhorar sua saúde cognitiva

July 12, 2016

 

 

 

Além da forma física, realizar exercícios e cuidar da alimentação e saúde, não podemos esquecer da “boa forma” COGNITIVA. Isto é, ampliar a capacidade mental e ter melhor preparo para lidar com as mudanças neurológicas e fatores que podem influenciar no bom funcionamento cognitivo (stress, ansiedade, traumas e bloqueios).

O cérebro começa a envelhecer a partir dos 20 e poucos anos!!! Pesquisas da Universidade da Virgínia (EUA) e da Universidade Simon Fraser (Canadá), comprovaram que a partir dessa idade, o cérebro inicia o declínio cognitivo, afetando significativamente atividades mentais diversas. Aos 30 anos, a memória e o raciocínio são afetados, não tendo o mesmo desempenho cognitivo de antes.

Apesar do declínio precoce, o cérebro tenta “compensar” essas mudanças, baseando experiências e conhecimentos para antecipar fatos, prever resultados e criando “atalhos mentais” significativos. Para evitar maiores declínios e sempre  exercitá-lo, há um preparo cognitivo que ensina 10 dicas. Baseado em estudos do Executive Coaching, melhora seus resultados pessoais e profissionais e a saúde cognitiva. Pode conferir abaixo:

 

1) Para liderar, circule em todas as áreas, conheça novas pessoas e novos departamentos.

2) Leia livros engraçados.

3) Tenha hobbies, passatempos, algo que goste.

4) Tenha um personagem que possa se inspirar.

5) Descubra o que está deixando de aprender.

6) Aproveite ao máximo viagens, tanto de negócios, como lazer. Explore lugares diferentes.

7) Tome nota de suas ideias e pensamentos diários e depois, releia-os.

8) Experimente novas tecnologias.

9) Aprenda uma nova língua ou instrumento musical.

10)Mexa-se, mantenha-se em constante movimento.

 

Quanto melhor preparado cognitivamente, melhor a capacidade de tomar decisões, resolver problemas, lidar com stress e mudanças. Altera, positivamente, comportamentos, prevenção de ações e facilita o alcance de metas e objetivos.

 

Reflita qual (is) item (ns) você precisa começar a pôr em prática e começar a se exercitar?

 

 

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