top of page

Dicas para ter um excelente currículo!


Muitos profissionais estão buscando emprego e ter um bom currículo é fundamental para a recolocação profissional. Além do mais, você tem apen

as 6 segundos para causar uma boa impressão em headhunters e recrutadores e ser chamado para entrevistas. E você pode perder essa chance, caso tenha um currículo mal feito.

O que mais acontece é que muitos profissionais ficam em dúvida sobre o que escrever e como montar o currículo. Ele tem que, primeiramente, refletir sua real experiência profissional, com dados importantes e um conteúdo claro e assertivo, com aderência à vaga que esteja buscando.

Procure não copiar ou inventar modelos, eles podem mais prejudicar do que ajudar na sua recolocação. Claro que um pouco de ousadia e criatividade podem ser bacanas, mas é uma “roleta russa”, você pode acertar com uma empresa ou outra, mas não a maioria!

O bom currículo deve ser feito em folhas brancas, letras com cor preta, tamanhos 10 ou 12 (arial ou times new roman) e até no máximo em 3 folhas, utilizando tópicos. Abaixo, você encontra um roteiro com todos os tópicos necessários para seu currículo:

1. Dados pessoais: contendo nome, estado civil, endereço, telefone, e-mail. (Não precisa colocar número de documentos).

2. Objetivo: colocar função ou cargo que você está se candidatando.

3. Formação acadêmica: colocar todas as formações acadêmicas relevantes à vaga, citando a instituição em que se formou e a data. Colocar idiomas também, com seu nível de conhecimento.

4. Resumo de Qualificações: colocar resumo de suas experiências, inclusive se fez intercâmbio. Não colocar adjetivos e ser muito extenso nas informações, até no máximo 7 tópicos.

5. Experiência profissional: colocar suas experiências profissionais, com nome da empresa e o que ela faz, datas, cargos e resumos das suas atividades.

6. Cursos, conhecimentos adicionais: colocar cursos, formações adicionais que sejam relevantes para o cargo que esteja buscando.

O que você precisa EVITAR no currículo: letras bonitinhas e coloridas, fotos (só se a empresa pedir e tem que ser foto formal), informações irrelevantes (hobbies ou atividades pessoais) ou e-mails engraçados, adereços, tabelas, gráficos, adjetivos e muitas explicações. Cuidado com erros de português, sempre revise as informações.

A carta de apresentação é requisitada, depende muito da empresa. Tenha a carta de apresentação pronta, ela deve conter um resumo mais simples do seu currículo e focada na vaga que você está pleiteando, nomeada ao responsável pela vaga.

Tenha em mente também, suas referências profissionais, sendo chefes, colegas ou pessoas do seu time que possa compartilhar informações do seu perfil profissional junto com headhunters e profissionais de RH, quando estes solicitarem.

Tendo um bom currículo em mãos, com certeza, você aumentará suas chances de chamar a atenção do recrutador e participar de mais entrevistas de emprego.

Boa sorte em suas conquistas profissionais!

Caso precise de orientação e assessoria para currículos, conte comigo!

Alessandra Cassapula Psicóloga & Master Coach

www.alessandracassapula.com.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page