top of page

Psicoterapia ou Coaching: qual o mais indicado para o seu momento


A psicoterapia e o coaching promovem melhorias no equilíbrio emocional, bem-estar e autoconhecimento. Mas qual a diferença, vantagens e para qual se direcionar quando necessitar?

Muitas pessoas desconhecem que tipo de trabalho cada uma foca e a compreensão sobre como cada uma atua. Conhecer os dois processos, ajudará na escolha mais assertiva e direcionar-se melhor para o mais necessário no momento.

Terapia ou psicoterapia é indicada para pessoas que apresentam disfunções e diagnósticos de problemas ou distúrbios mentais. O processo é avaliado e feito por um Psicólogo ou terapeuta (Psiquiatras, Psicanalistas etc.) que faz o diagnóstico e estabelece as intervenções mais adequadas e, sendo o cliente, o paciente. O processo terapêutico quando feito pelo Psicólogo, é regulamentado e requer formação universitária e registro no CRP (Conselho Regional de Psicologia).

A terapia possui abordagens diversas e uma ampla diversificação de técnicas. Geralmente, utiliza-se abordagens mais tradicionais, que focam no passado do indivíduo e busca entender os porquês, até chegar na essência do problema. Os resultados podem não ser específicos e não se pode mensurar. Muitos terapeutas e Psicólogos podem buscar no Coaching, técnicas e abordagens e podem utilizar juntamente no processo.

Já o Coaching não é indicado para pessoas com disfunções ou com diagnósticos de problemas ou distúrbios mentais. Embora o Coaching não seja terapia, ele utiliza técnicas e ferramentas e conceitos de Psicologia Positiva e Cognitiva. O Coaching possui um corpo de conhecimento multidisciplinar, reunindo conceitos das ciências do comportamento, filosofia, desenvolvimento e aprendizado, sistemas e ciência administrativa de negócios, processos e liderança. O foco são as ações presentes para a construção de um futuro mais desejado e promover melhorias na vida pessoal e profissional. Vai além do porquê, compreende o “como” chegar lá e quais as ações necessárias. Os resultados são específicos e mensuráveis.

O Coach forma uma parceria com o coachee (cliente). O Coach é um facilitador do processo em que o coachee desenvolve e implementa suas próprias soluções e ajuda a identificar pontos fortes, o que precisa desenvolver e estimular para a ação. A profissão do Coach não é regulamentada, não precisa ter formação específica também. Mas existem formações e instituições sérias que possuem certificações com comprovações científicas e idôneas.

Analise e busque um profissional com qualificações e certificações de instituições sérias, seja qual for a escolha para seu momento. Foque em você, torne-se protagonista de sua história e busque aprimoramento pessoal e construção de uma vida com mais harmonia, plenitude e equilíbrio.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page