top of page

Career Coaching: Dicas para quem busca recolocação profissional


Na fase de recolocação profissional ou perda de emprego, pode gerar muitas dúvidas, medo, ansiedades e desequilíbrios, sentimentos negativos, além do profissional passar por muitas mudanças.

O preparo emocional é fundamental para passar por esse período com mais equilíbrio, controle e superar desafios. Nesse momento, pode enfrentar problemas emocionais, baixa autoestima e autoconfiança, isolamento social, ansiedade e ter mudanças significativas em suas vidas, segundo as pesquisas da Psicóloga Marie Jahoda. Ela desenvolveu a teoria da saúde mental, que influenciou a Psicologia Positiva, com os fundamentos e estudos sobre desemprego e saúde mental ideal. Portanto, cuidar da saúde mental é de extrema importância nessa fase.

O Career Coaching é um processo que prepara o profissional para abordar estrategicamente o planejamento e desenvolvimento de sua carreira, ajudando também na busca por emprego. Contribui para que o profissional transite com sucesso nesse período, contribuindo para o desenvolvimento de competências e carreiras de profissionais, estruturar a busca por emprego, ter um bom preparo para entrevistas, desenvolver estratégias de marketing pessoal, elevar a autoeficácia, motivação e autoconfiança e potencializando as chances de encontrar o trabalho ideal.

A seguir, dicas para a busca de recolocação profissional, baseada em técnicas do Career Coaching:

  • Mantenha a atualização profissional: esteja bem preparado com um bom currículo e carta de apresentação; Linkedin atrativo, preparo para entrevistas e dinâmicas de grupo, além de network, estabelecendo bons relacionamentos profissionais e contatos.

  • Avalie o mercado: verifique se existem vagas no seu perfil e onde encontrá-las. Realize pesquisas sobre as vagas, estabeleça relacionamentos com pessoas que podem ajudar a indicar vagas.

  • Trace seus objetivos profissionais: defina o que quer realmente em sua carreira e área de atuação em 1, 3, 5 e 10 anos.

  • Identifique suas habilidades e competências: quais são as habilidades de destaque e o que você precisa desenvolver e melhorar, para se tornar um profissional com melhor preparo.

  • Trabalhe constantemente autoconfiança e motivação: procure ser positivo e otimista. Identifique desânimos, crenças negativas e fortaleça seu pensamento com afirmações positivas.

  • Desenvolva um plano de ações e estratégias para a busca de emprego: elabore um plano com metas e prazos. Prepare uma agenda, incluindo as ações e atividades nesse período.

Além disso procure manter seu bem-estar, incluindo atividades como meditação, exercícios físicos e boa alimentação. Inclua atividades sociais e que contribuam para aumentar seu network, evitando o isolamento. Isso tudo ajudará a achar possíveis caminhos e soluções, abrindo possibilidades e mantendo seu fortalecimento emocional, consequentemente, aumentando as chances de empregabilidade.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page