top of page

Flourishing - Escolhendo uma vida mais plena


A Psicologia Positiva foi desenvolvida na década de 90, pelo americano Martin Seligman, que buscou pesquisar e estudar as emoções positivas, traços positivos do caráter, relações positivas e lugares positivos.

Não se baseia nos estudos da psicologia tradicional, que foca em tratamento de distúrbios e doenças mentais, pelo contrário, a Psicologia Positiva foca nas forças, potenciais e capacidades humanas. Trata-se de uma abordagem científica do que torna a vida plena, engajada, prazerosa e feliz. Busca compreender a ciência do conceito da felicidade, das experiências positivas, do otimismo e bem-estar, focando na saúde psicológica. E a partir dessa visão, que o conceito do Flourishing foi criado.

Flourishing é uma palavra inglesa, que traduzida, significa “florescimento”. Segundo pesquisas, flourishing está ligado a resiliência, emoções positivas, criatividade e aumento de estratégias mentais, que auxilia no alcance de metas e realizações pessoais (Fredrickson e Keyes).

Ao atingir o estado de Flourishing, quando a pessoa “floresce”, ela atinge um alto nível de bem-estar e plenitude, propagando mais emoções positivas e sentindo-se mais realizada e feliz em sua vida. Seu funcionamento psicológico é otimizado, ou seja, ela não apenas sente, mas também propaga essas emoções positivas.

O contrário de Flourishing, é Languishing (definhamento), quando a pessoa definha, sente sensação de vazio, não consegue realização pessoal, não alcança as metas. Tem pouca resiliência e conexão superficial e limitada, também, esquivar-se de situações.

Pessoas que “florescem” e estão funcionando bem, se encontram dentro de dimensões do bem-estar psicológico. Você está florescendo? Veja abaixo as dimensões:

  • Aceitam a si mesmos;

  • Têm relações positivas com os outros;

  • Focam em crescimento pessoal;

  • Tem uma direção na vida;

  • Sabem lidar com o ambiente externo;

  • Tem autonomia;

Caso você não esteja florescendo, procure despertar esse estado, ver a vida de forma mais otimista, acreditando que situações ruins passam e que há soluções no caminho. Então, a tendência é que você tenha mais saúde e esteja mais forte, com melhor preparo mental e ter um bom enfrentamento para cada situação.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page